sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Zé Fidalgo dá sangue

José Fidalgo, que foi pai pela primeira vez há três meses, inscreveu-se como dador de medula óssea para ajudar Carmen Pinheiro, a menina de quatro anos que padece de um tipo raro de leucemia. Sensibilizado pelo propósito nobre da campanha, "A Cura Sou Eu", promovida pelo Centro de Histocompatibilidade do Norte, o actor da novela "Perfeito Coração", da SIC, seguiu o exemplo da colega Andreia Dinis que, no mês passado, abraçou, em dia de aniversário, esta urgente causa solidária que apela a um dador compatível para a pequena Carmen.
Foi com preocupação de pai que José Fidalgo deu sangue por esta criança que corre perigo de vida devido a uma leucemia mieloblástica aguda, diagnosticada em Agosto último.
Há cinco dias (e só no dia 9) apareceram mais de 350 pessoas que se inscreveram como dadores de medula óssea. Zulmira Ferreira, mulher do treinador do FC Porto, a televisiva Olga Diegues e a estilista Katty Xiomara responderam sim ao apelo, mas, por falta de peso (que terá de ser superior a 50 kg), não puderam doar sangue. Porém, ficou a intenção.
Segundo as estatísticas, apenas 25% dos doentes têm um dador familiar compatível e a transplantação de medula óssea, com dadores não aparentados, aumentou. A taxa de sobrevivência passou de 30 para 80%. Portugal tem o segundo maior registo da Europa por milhão de habitantes. Em 2002, estavam inscritos 1.377 dadores. Em Dezembro de 2003, esse número subiu para 6.133. Hoje, são mais de 150 mil.
A campanha estará no NorteShopping, no Porto, até ao próximo sábado, dia 16. Servirá para aumentar as possibilidades de tantas outras crianças na mesma situação da Carmen, um caso urgente que espoletou uma autêntica onda de solidariedade por todo o país. Os principais requisitos para se inscrever como dador são: ter entre 18 e 45 anos, o peso mínimo de 50 kg, ser saudável e nunca ter recebido transfusões de sangue.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright 2009 FAMA SHOW TV. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan