
Há cinco dias (e só no dia 9) apareceram mais de 350 pessoas que se inscreveram como dadores de medula óssea. Zulmira Ferreira, mulher do treinador do FC Porto, a televisiva Olga Diegues e a estilista Katty Xiomara responderam sim ao apelo, mas, por falta de peso (que terá de ser superior a 50 kg), não puderam doar sangue. Porém, ficou a intenção.
Segundo as estatísticas, apenas 25% dos doentes têm um dador familiar compatível e a transplantação de medula óssea, com dadores não aparentados, aumentou. A taxa de sobrevivência passou de 30 para 80%. Portugal tem o segundo maior registo da Europa por milhão de habitantes. Em 2002, estavam inscritos 1.377 dadores. Em Dezembro de 2003, esse número subiu para 6.133. Hoje, são mais de 150 mil.
A campanha estará no NorteShopping, no Porto, até ao próximo sábado, dia 16. Servirá para aumentar as possibilidades de tantas outras crianças na mesma situação da Carmen, um caso urgente que espoletou uma autêntica onda de solidariedade por todo o país. Os principais requisitos para se inscrever como dador são: ter entre 18 e 45 anos, o peso mínimo de 50 kg, ser saudável e nunca ter recebido transfusões de sangue.
0 comentários:
Enviar um comentário