quarta-feira, 27 de maio de 2009

Entrevista a Paulo Fernandes


O grande entrevistado desta semana é Paulo Fernades, um dos mais conhecidos locutores da Rádio Cidade. O Fama desafiou-o a responder a umas perguntinhas, veja só:


- Paulo, com que idade descobriste que eras um comunicador e que tinha que ser esse o caminho a seguir?

Acho que foi mais ou menos com 15 anos. Percebi que me sentia confortável a comunicar, em público e que gostava de trabalhar nos meios de comunicação.

- Antes da CidadeFM, por onde passou a tua carreira?

Eu tive a sorte de começar na CidadeFM. Antes tirei o curso de Comunicação Social na Universidade Católica, depois tirei o atlier de Jornalismo no Cenjor, em seguida uma pos-graduação em apresentação de televisão, estagiei na SIC, e depois surgiu a hipótese de ir fazer testes à CidadeFM.

- Hoje és uma das figuras mais conhecidas da rádio. Como vez este teu sucesso junto dos ouvintes/fãs?

O sucesso da rádio só existe graças aos FÃS da CidadeFM. Sem eles a CidadeFM não seria certamente a mesma rádio!!!!

- Tive o privilégio de saltar de 2008 para 2009 na festa da CidadeFM e constatei uma coisa que já tinha um pouco a noção… A união da equipa. Queres falar um pouco deste espírito de grupo?

Poderia escrever 100 páginas sobre o nosso grupo. Mas acho que tudo se resume a Amizade, Sacrificio, Loucura e aprender a crescer juntos!!!!!

- Falando em grupo de trabalho, quem é o mais excêntrico comunicador que tens na equipa, para além de ti, é claro?

Acho que cada um tem a sua "pancada". Cada um de nós com a sua "uniqueness" e personalidade confere à CidadeFM um carácter único à rádio que mais nenhuma em Portugal tem.

- Costuma-se dizer que em equipa que ganha, não se mexe, mas pode-se sempre incluir novos elementos. Com quem gostarias de ter a experiência, nem que fosse passageira, de fazer rádio?

Gostava muito de fazer com o Nuno Markl, Pedro Ribeiro, Diogo Beja, José Carlos Araújo, e com a Vanda Miranda.

- Vocês são dos locutores mais comentadores cómicos que existem. As coisas ao fim de algum tempo saiem ou ainda seguem as linhas mestras do texto ensaiado?

O melhor improviso é o mais trabalhado.

- Na rua. Os ouvintes reconhecem-te ou passas despercebido?

Reconhecem não só pela televisão, mas também muito pela rádio. Hoje em dia com suporte online é possivel um locutor de rádio ser reconhecido em público. Em Portugal não acontece muito isso com locutores de rádio. Mas aqui mesmo ao lado em Espanha ou em França ou nos Estados Unidos, um locutor de rádio é uma autêntica estrela.

- Conta-nos uma história interessante de alguma abordagem que tenhas tido…

Ainda há bem pouco tempo, numa saída à noite, arranjei lugar para estacionar em plena Av.de Santos, curiosamente porque a pessoa que chegou primeiro do que eu, me reconheceu, achou piada e acabou por ceder o lugar (que eu obviamente fiz questão de não aceitar… lololol).

- Daqui a cinco anos, a CidadeFM é o teu presente. Ou nessa altura pensas já estar num mundo diferente?

Nesta vida nada se perde. Tudo se transforma. Há alturas para tudo e as pessoas crescem. Mas acho que daqui a 5 anos a CidadeFM vai continuar a bombar música à nossa medida, e eu, espero lá estar.

- Enquanto profissional preocupaste com os valores que a rádio faz diariamente ou isso passa-te ao lado?

Claro que me preocupo. Apesar da rádio ser jovem e descontraída, nós nunca nos esquecemos que somos um meio de comunicação e que com isso temos responsabilidades para com o ouvinte: o respeito, o profissionalismo e a dedicação.

- Recentemente integraste algumas equipas dos programas – reality-shows – da TVI. Como correram essas experiências?

Correram bem. Serviram para perceber que quero também seguir uma carreira em televisão que seja paralela à carreira da rádio. É um mundo totalmente diferente. As pessoas também são fantásticas, o trabalho é viciante também...e bom...acho que arranjei mais um bichinho!!! lolol

- Para repetir?

Claro!

- Se um dia te dissessem que tinhas que optar entre rádio e televisão, qual o caminho a seguir e por que razão a escolha?

Eu sou o tipo de pessoa que o que quer tem. Por isso arranjava maneira de não ter de optar.....coisa que já fiz! lolol

- Rádio e televisão já foram conquistadas, qual será a próxima área a abraçar profissionalmente?

Calma! Calma! Ainda sou muito novo neste meio. Ainda tenho muito que aprender com os meus colegas mais velhos e experientes. Não conquistei nada. lolol

Vou ultrapassando barreiras!!!! Outra área que me atrai é tudo o que tenha que ver com o desporto!!!

- Deixando a carreira de lado. Onde podemos ver o Paulo Fernandes fora das horas de trabalho?

Isso é simples. No ginásio da Quinta da Marinha, a treinar capoeira na Abada Cascais (www.abadacascais.com) – que a propósito recomendo a todos a experimentar –, ou algures pelo paredão de Cascais a correr ou a andar de bicicleta, ou a andar de moto4 pela serra de Sintra, ou num sushi, ou com amigos a jogar PES9! lolol

- Como espectador de tv, como visualizas o actual panorama televisivo nacional?

Infelizmente, igual em todos os canais. Tem melhorado a nível de ficção e a TVI está mais do que de parabéns. Mas acho que se deviam correr mais riscos com outro tipo de programas com mais conteúdo.

- Se pudesses o que mudavas nas nossas televisões?

Filmes mais recentes. Menos novelas, ou menos tempo. E a primeira coisa que fazia era colocar cada pessoa no seu lugar, ou seja: actores a representar. Manequins e modelos a desfilar, apresentadores a apresentar. Acho que hoje em dia se misturaram demasiado as àreas.

- Quem foi, quem é e o que será o Paulo Fernandes?

O mesmo de sempre. Bom rapaz, dedicado a tudo, apaixonado pela vida e pelas pessoas e nunca desiste de nada nem de ninguém.

- Umas palavrinhas para o Novelas Nacionais…

Continuem o bom trabalho e que a música à tua medida esteja entre nós! lolol

- Muito obrigado pelo tempo que nos disponibilizaste com esta fantástica entrevista e continua a animar o people com o teu som!

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright 2009 FAMA SHOW TV. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan