terça-feira, 19 de maio de 2009

Vencedor da Eurovisão torna-se um herói

Milhares de noruegueses brindaram Alexander Rybak, vencedor do último Festival Eurovisão da Canção, com uma calorosa recepção em Oslo. O cantor e violonista, de 23 anos, foi acolhido no aeroporto local com grandes manifestações de alegria, horas depois de ter arrebatado o primeiro lugar no concurso de Moscovo.

Nascido na antiga União Soviética, Rybak representou a Noruega com a canção "I´m in love with a fairytale" e arrebatou a maior pontuação de sempre na história da Eurovisão com 387 pontos, a larga distância do segundo classificado, a Islândia, que somou 218 pontos.

Esta manhã, os sinos da Câmara de Oslo, que habitualmente tocam melodias de Haydn, Purcell, Mendelssohn, Händel e Grieg, também entraram na festa fazendo ecoar pela cidade os sons da canção vitoriosa. Uma novidade que se vai repetir uma vez por dia nos próximos meses, segundo Björn Risvik, director técnico da Câmara.

Portugueses satisfeitos


Contentes estão, também, os portugueses do grupo "Flor-de-Lis", que conseguiram o 15º lugar em Moscovo, somando 57 pontos.

Em declarações ao "DN", a vocalista Daniela Varela expressou, precisamente, esse sentimento: "Para nós foi fantástico... Uma banda com apenas oito meses ficar em 15º lugar entre 43 países (os 25 finalistas e os 18 afastados nas semifinais) é muito bom!"

Com motivos para celebrar ficou também a RTP, que transmitiu a final em directo. Conseguiu mobilizar 1,265 mil espectadores (apenas 9 mil menos do que a novela da TVI "Deixa que te leve"), o que lhe deu o segundo lugar na lista dos programas mais vistos na noite de sábado.

Os votos lusos

No concurso de sábado, os votos portugueses foram para a Moldávia (12), Reino Unido (10), Islândia (8), Espanha (7), Ucrânia (6), Noruega (5), Arménia (4), Turquia (3), Roménia (2) e Alemanha (1).

Em contrapartida, a canção portuguesa recebeu votos da Suíça (10), Espanha (8), França (7), Islândia (7), República Checa (7), Andorra (6), Bélgica (6), Estónia (3), Eslováquia (2) e Bósnia e Herzegovina (1).

fotosnoticias.gif

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright 2009 FAMA SHOW TV. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan